segunda-feira, 6 de junho de 2016

Dia Nacional da Suécia: Uma nova etapa em terras "Vikings"!

No dia 6 de junho é celebrado o Dia Nacional da Suécia e para comemorar essa data alguns blogueiros aqui da Suécia se reuniram para fazer uma blogagem coletiva, contando um pouquinho sobre a Suécia na percepção de cada um.

Eu como sou a mais novinha nesse grupo (infelizmente não estou falando de idade!), resolvi compartilhar com vocês um pouco sobre a minha decisão de morar aqui e a minha adaptação até então.

A decisão de deixar o meu país e re-começar minha vida aqui na Suécia foi com certeza a mais difícil que já tomei até hoje. A minha principal motivação foi o Chris (meu namorado sueco), mas para me sentir segura disso, tive que entender o quanto essa mudança seria boa para mim mesma, pois todo o meu sucesso ou fracasso aqui dependeria somente de mim. Juro que levei quase um ano para entender bem isso!!

Para quem está vivendo esse dilema de mudar de país ou para aqueles que sonham em viver em um determinado local, eu vou deixar aqui um conselho: teste o país em diferentes épocas do anos e leve em consideração que qualquer lugar que você viaje como turista será sempre uma experiência fantastica, mas talvez quando você more lá a realidade seja bem diferente.

A primeira vez que viajei para a Suécia foi no verão (já se foram quase três anos). O clima estava agradável, as pessoas estavam felizes, todos comendo e bebendo em restaurantes ou em suas varandas, tudo aquilo parecia um sonho de vida!!

Em Uppsala.. detalhe para essa roupinha de verão!!

Testando comida sueca, amei desde o principio!! 

Em Estocolmo, paixão a primeira vista por essa paisagem..

Minha primeira lembrança: um cavalo de Dalarna, presente da minha sogra

Mas eu sabia bem que a realidade na Suécia não era o verão, então fui viajando em diferentes épocas do ano. A minha ultima viagem e decisiva foi em fevereiro do ano passado. Recomendo muito você conhecer a Suécia nessa época do ano, onde a escuridão predomina, você precisa vestir sempre muitas roupas, o humor dos suecos já está bem afetado pelo inverno longo e não tem ninguém fora de casa (nem gatinhos você encontra pelas ruas).

Meu primeiro natal na Suécia em 2013

Tentando fazer Gingerbread pela primeira vez

Essa foi do meu ultimo teste em fevereiro de 2015
Como vocês podem ver, eu me preparei muito para essa grande mudança, pesquisei e aprendi muito antes de me mudar para a Suécia (os blogs e vlogs me ajudaram muito!). Vim para cá de mente aberta e pronta para me adaptar com os novos costumes.

Com isso, resolvi destacar alguns itens que acho imprescindíveis para a adaptação por aqui, acredito que esses itens também se encaixem para outros países, principalmente na Europa:

1. Comida: sempre provo de tudo aqui, nunca digo não de cara. Nunca fui muito fã de arroz e feijão, viveria de peixe, batata e legumes para o resto da minha vida! Dessa forma, não tenho muito o que reclamar da comida por aqui... A banana poderia ser doce como no Brasil, mas não adianta choramingar e comparar, é diferente e ponto! Em compensação como muitas "berryes" e não pago uma fortuna por isso. Confesso que as vezes sinto falta do rodizio japonês e da água de coco, mas posso matar a saudade quando viajar para o Brasil.

2. Idioma: apesar do inglês ser oficialmente a segunda língua por aqui, na prática todo mundo fala sueco mesmo! Para conseguir um trabalho, fazer amigos ou até mesmo assistir um programa sueco na TV você precisa aprender sueco, e não adianta reclamar que os suecos são indiferentes e não querem falar em inglês com você na mesa de um bar, no Brasil o Chris tinha a mesma dificuldade, pois todo mundo só queria falar em português também. Aprender sueco não é uma tarefa fácil, estou ralando muito por aqui, mas aos poucos consigo perceber minha evolução.

3. Inverno e escuridão: mal pisei na Suécia e já fui correndo para uma farmácia comprar vitamina D, minha grande companheira de inverno. Tentei me manter ativa durante o inverno e funcionou bem para mim, não posso dizer que foi uma tarefa simples, o inverno é muito longo e isso realmente afetou o seu humor. Mas não deixei de fazer as coisas que gosto, somente adaptei um pouco: eu saia para correr mesmo com a temperatura abaixo de -10ºc (cada dia testava correr com menos roupa, no final já estava só de camiseta), procurei me alimentar bem e troquei a capoeira por esportes de inverno, apesar das primeiras tentativas terem sido um desastre, quero continuar praticando. Acredito que um dia ficarei em pé por mais de um minuto no snowboard!

Tenho dois outros posts que contam mais sobre essas experiências:
Reveillon em Trysil 
Conhecendo a Estação de Esqui ORSA GRÖNKLITT - Parte I: Snowboard

Não vou nem entrar no detalhe da saudade, pois esse é obvio demais. Ela sempre aperta, mas precisamos saber controlar, porém nas datas especiais fico totalmente descontrolada e sempre choro mesmo =), mas eu diria que é do jogo!

Já foram muitas histórias até aqui, tenho vivido a experiência mais fantastica da minha vida, é impressionante como tudo isso te faz repensar e entender mais sobre você e seus limites, além do que a oportunidade de aprender sobre uma nova cultura na pratica tem enriquecido demais a minha vida.

Tem dias que odeio a Suécia, mas com certeza nos dias que eu amo vale por tudo isso que tenho passado para me adaptar. Esse país é maravilhoso e a cada nova coisa que descubro, fico mais encantada por essa terra de "Vikings"!!!

Veja outros Blogs participantes da blogagem coletiva no Dia Nacional da Suécia:

- Viajar pela Europa: Motivos pelos quais eu amo morar na Suécia
- Morando na Suécia: Três anos na Suécia: uma reflexão sobre mudanças
Suécia, Queridos!: Morar na Suécia! Sveriges Nationaldag!

5 comentários:

  1. Que legal o seu post! Adorei!
    A minha primeira vez na Suécia como turista foi de outubro a janeiro, então conheci o pior da Suécia primeiro. rs
    Acho super importante você salientar que visitar um país é uma coisa e morar nele é outra totalmente diferente, pois muita gente não sabe disso e se ilude por muito pouco.

    Te desejo muito sucesso!

    Beijos
    Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, que bom que curtiu.. é melhor começar pelo pior né!
      Sim, é sempre um bom alerta, a vida aqui é muito, mas não é o mesmo paraíso de quando somos turistas!!

      Obrigada e muito sucesso pra vc tb!!
      Beijos

      Excluir
  2. Lindo o post, Pri! Você tocou em pontos muito importantes tanto para quem já está por aqui quanto para quem quer morar. Entendo você perfeitamente e me identifico em muitas das coisas...
    Só nunca consegui me acostumar com a comida dos restaurantes por aqui. Prefiro um arrozinho quentinho todos os dias.. hahaha
    Beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vic! Juro que quando escrevi da comida pensei em você.. espero que você mude de ideia quando provar a comida do Chris!!
      Beijo

      Excluir
  3. Eu sonho em conhecer Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia e ver se consigo morar em um deles. Essas dicas suas de ir visitar primeiro pra depois se decidir ou não por morar me deu um choque de realidade. Mas do jeito que as coisas estão no Brasil, eu estou decidido a me mudar daqui assim que puder, mesmo tendo que abrir mão do certo, sou concursado a 12 anos. Espero poder trocar idéias com vc sobre como conseguiu visto de trabalho, moradia e outras coisas pertinentes para quem pretende morar por aí.

    ResponderExcluir