terça-feira, 7 de maio de 2019

Como estudar em uma universidade na Suécia


Chegamos ao plano C!!! Eu sempre me planejo muito para tudo que eu vou fazer e lógico que eu sai do Brasil com muitos planos e várias opções se algum dos planos não funcionassem.

Para o tipo de visto sambo (visto familiar) o acesso a universidade é gratuito, então eu já tinha em mente que se caso eu não conseguisse um trabalho, eu tentaria fazer um mestrado na Suécia. Também ficou claro para mim, durante a busca por um trabalho, que quanto mais conexões com a Escandinavia eu tivesse no meu curriculo, mais facil seria para conseguir um trabalho aqui.

Existem várias formas de estudar nas universidades gratuitamente se você tiver alguma conexão com o país. Eu recomendo você pesquisar mais sobre o seu caso no site studyinsweden.se. O que eu aprendi nas minhas pesquisas é que qualquer pessoa que tenha visto por união familiar (mesmo que acompanhando um parceiro que veio a trabalho) e cidadão europeu podem ter acesso a universidade de forma gratuita. Eu também aprendi com um casal de amigos brasileiros que conheci no mestrado, que no caso do casal somente um precisa pagar e o outro ganha o direito de estudar de forma gratuita (por conta de ter um visto familiar).

O meu processo foi bem simples, eu pesquisei no site studyinsweden.se as opções de curso, universidade e os requerimentos. Como nós moravamos em uma região chamada Dalarna, eu resolvi aplicar para o mestrado na DalarnaHögskolan. O curso que mais me interessou foi Business Inteligence, por ser o mais próximo da minha experiência e por que eu achava que me daria uma boa visão de como usar e gerenciar dados junto com a experiência em business e processos que eu já tinha.

Os pré-requisitos estavam bem claros no site. Eu apliquei online anexando todos os documentos requisitados, os documentos precisam ser traduzidos para inglês ou sueco. Eu já havia traduzido todos os meus documentos gratuitamente pelo Arbetsförmedlingen ( agência publica de suporte ao trabalhador). Alias antes de aplicar para a universidade, eu comentei com o meu coach e ele me ajudou a preparar a tradução dos documentos, foi tudo muito simples.

Eu fiz tudo isso antes de viajar para o Brasil, alias levou um bom tempo para eles me responderem, eu confesso que já tinha até esquecido =) eu também sabia que eu não tinha um dos documentos requisitados: certificado para comprovar o meu nível de inglês, então eu recebi uma mensagem do reitor me convidando para uma entrevista, assim ele poderia testar o meu nível de inglês para o curso.

O reitor me enviou um artigo cientifico sobre inteligência artificial e disse que a nossa conversa seria em torno daquele assunto, durante a entrevista nós conversamos um pouco sobre o artigo, depois ele me fez algumas perguntas sobre as minhas expectativas quanto ao programa de mestrado e ele me falou um pouco sobre as pesquisas que estavam em andamento na universidade. No final ele informou que por ele o meu nível de ingês estava aprovado e que era para aguardar a confirmação no site.

Vale destacar que depois disso, eu conversei com várias pessoas que não tiveram a mesma chance de fazer essa entrevista presencial em inglês e tiveram que fazer aulas em inglês aqui ou esses testes de proficiência. Talvez seja porque os cursos muito técnicos não tenham muita procura, ou porque é uma universidade menor, ou porque eu insisti demais ou porque eu sou sortuda… Bom eu nunca questionei e depois de duas semanas eu fui aprovada para mestrado!!!!

Foi tudo muito estranho porque eu só recebi a data que eu deveria começar, näo houve nenhum tipo de matricula ou coisa assim. A universidade faz uma festa de boas-vindas para os novos alunos, mas aquele problema de curso de nerd, meus professores achama melhor a gente pular isso e já começar as aulas no primeiro dia.

Para não ficar muito longo, eu vou fazer um post continuação para contar mais sobre a universidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário