domingo, 3 de julho de 2016

Celebrando o Midsommar em Dalarna

Enfim consegui me recuperar da festa de Midsommar e voltar aqui para contar como foi...

O Midsommar é a grande celebração da chegada do verão, na minha opinião é maior festa (feriado) que acontece por aqui, superando até mesmo o Natal, que é outro momento mágico na Suécia...

O objetivo aqui é contar como foi a minha festa de Midsommar na região da Dalarna, até mesmo porque as maiores e mais típicas festas acontecem em cidades menores como Mora. Mas se alguém quiser conhecer um pouco mais sobre o lado histórico e cultural da festa, eu recomendo o site Diário de uma Teimosa, onde a Vânia sempre arrasa contando fatos interessantes sobre tudo que ocorre por aqui!!!

Esse feriado é longo, ele sempre começa na primeira sexta-feira após o inicio do verão e para alguns só termina na segunda-feira, isso porque muitos viajam para passar a data com a família e outra porque posso garantir que é necessário ter um pouco de descanso depois de tanta comida e bebida!!

Na sexta-feira foi dado a largada para o Midsommarafton, primeiro nos reunimos com a comunidade próxima por volta das 15.00 horas e todos puderam celebrar juntos com músicas típicas, jogos e danças.

Eu e o Chris!!!

Comunidade reunida para o Midsommar

O momento mais aguardado é quando eles erguem o Majstången, é um trabalho em conjunto, manual e requer muita força, o legal foi ver homens de várias idades ajudando a erguer o mastro. Depois disso todos começam a dançar ao redor do mastro e isso é bem divertido, pois as músicas são engraçadas e também porque os suecos não levam muito jeito para dançar!!

Esperando erguer o Majstången

Eu e o Majstången

O povo dançando ao redor do Majstången



Depois disso nos reunimos na casa da minha sogra, ela convidou os amigos mais próximos para comer e beber juntos. Esses momentos são ótimos para mim, pois eles bebem e se soltam para misturar inglês com sueco e eu também me solto mais no sueco =)


Comidas típicas, mas bem parecido com a mesa de Natal

Bolo com chantilly e morangos, típico do Midsommar
No sábado começamos o Midsommardagen, que é o dia efetivo da celebração, porém a grande festa acontece na sexta-feira mesmo! Almoçamos hot dog com salsichas grelhadas, gordura e carboidrato são bons remédios para curar a ressaca =)

A tarde tivemos uma festa na piscina com alguns amigos, como falei nessa data muitos voltam para a sua cidade de origem (onde vivem os familiares), então é sempre uma boa oportunidade para encontrar os amigos da época da escola.

O verão chegou com tudo no sábado!!
Enfim no domingo foi o dia de se reunir com os avós (mormor e morfar) e lá foi a minha sogra preparar mais comida =) e é lógico que todos voltaram a beber mais um pouco né!




Fiz um resumo dos meus snapchats com os principais momentos da festa e de bônus coloquei um Snapsvisa que são as musiquinhas que eles cantam antes de cada brinde!!



Glad Midsommar!! Ano que vem tem mais...

Snapchat e Instagram: prialbuque

Nenhum comentário:

Postar um comentário