segunda-feira, 11 de março de 2019

Trabalho de verão na Suécia


Esse foi o primeiro motivo que me fez parar de escrever para o blog, pois eu consegui um trabalho de verão por 2 meses (julho/ agosto) em 2016.

O restaurante que o meu namorado trabalhava ficava muito movimentado no verão pela localização ser de frente para uma"praia" em Orsa. Essa é uma região de férias para os suecos e muitas pessoas viajam para lá durante o verão com os seus motorhomes.

Durante a temporada de veraneio, muitos estudantes trabalham no restaurante para juntar uma grana. Porém, a galera é um pouco imatura e querem aproveitar as festas durante o verão também, por isso muitos faltam no trabalho ou vão trabalhar completamente de ressaca.

Eu tenho que agradecer essa galera, pois foi por isso que os chefes do Chris decidiram me dar uma chance. Por regras da Suécia, eu nao poderia ganhar o mesmo que os estudantes (por conta da minha idade e formação), então eles me contrataram sem experiência em restaurante, sem falar sueco e ganhando um pouco mais do que os outros estudantes.

Lógico que fiquei muito feliz por conseguir o meu primeiro emprego aqui, mas nem de longe eu posso dizer que foi facil para mim, como o Chris diz, eu sou garota de escritório e eu realmente não tinha nenhuma noção do que era a loucura de trabalhar em restaurante e como eu não falava sueco, eu tinha que ficar nos bastidores ajudando todo mundo, removendo e lavando todas as louças. Além disso, eu tive que trabalhar muitas horas a mais, porque quando os jovens faltavam, eu tinha que cobrir todo mundo.

Mas lógico que eu também não posso reclamar, pois consegui minha carta de recomendação que vamos falar mais no futuro sobre isso e também pude guardar uma grana com o meu salário de quase 13,00 euros por hora =)

Se você está passando por uma situação parecida, eu só te digo uma coisa, engole o orgulho e vai… isso vai valer a pena lá na frente. Eu me lembro do dia que joguei o jato de água no prato muita força e a comida voou toda na minha cara, eu chorei sozinha por alguns minutos. Eu também lembro das dores nas costas sem fim e eu que odeio tomar remédio, tive que viver a base de remédio por dois meses.

Essa é só uma daquelas histórias que confirmam que nem tudo são flores na vida no exterior, mas eu tenho certeza que todo essa experiência me fez uma pessoa muito melhor!

Obs. vale lembrar que o meu tipo de visto por relação familiar (sambo) me permite trabalhar na Suécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário