terça-feira, 21 de junho de 2016

Celebrando o fim do Högstadiet (Ensino Médio) na Suécia

Quem me acompanha pelo Snapchat, viu que alguns dias atrás eu mostrei a celebração do alunos que estavam concluindo o Ensino Médio aqui na Suécia.

O ano letivo funciona no mesmo modelo que temos no Brasil, onde as aulas terminam um pouco antes da chegada do verão e só voltam na próxima estação, com a diferença é que o verão aqui começa em junho. É um pouco estranho pensar que você inicia as aulas em uma nova escola ou universidade em setembro e se forma em junho (no meio do ano!), mas faz sentindo quando pensamos que independente do país todos querem curtir as férias no verão!!!

Vale reforçar que existem exceções de alguns cursos que iniciam por temporada, mas sempre é algo como na próxima estação (ex. no próximo outono), eles usam as estações para guiar o inicio e o fim da temporada de estudo.

Bom voltando ao assunto, o fim do Ensino Médio é a formatura mais comemorada por aqui, a festa é maior do que quando eles terminam a faculdade, acho que isso acontece pois esse momento é um marco muito especial na vida dos jovens suecos, é nessa idade que eles podem começar a consumir bebida alcoólica fora de casa (mas eles não podem comprar antes de completar 20 anos) e eles sabem que a partir desse momento começa a grande responsabilidade de conseguir um emprego e deixar a casa dos pais.

Tem até uma brincadeira entre eles que diz: é uma grande festa na sexta-feira, mas todos se encontram na segunda-feira na fila do Arbetsförmedlingen (órgão que auxilia a encontrar um trabalho).

A festa começa três semanas antes do final das aulas, onde ocorre o baile de formatura no melhor modelo americano como acompanhamos nos filmes. Todos usam roupa de gala em uma festa fechada só para os estudantes.

Só então na ultima sexta-feira do ano letivo é que eles vão para a rua fazer o chamado "trem" e foi essa festa que acompanhei pelas ruas de Mora.

As meninas usam na maioria vestido branco e os rapazes um terno azul, todos usam um chapéu modelo marinheiro (não me pergunte o por quê). O evento começa em um almoço entre os estudantes e os professores, alguns alunos são premiados por boas performances em diferentes áreas e os professores são homenageados.

Depois disso todos formam o tal do trem e saem caminhando tipo passeata pelas ruas da cidade. Fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que param para a assistir e celebrar esse momento.

Estudantes na principal


No final do percurso os parentes (vestindo roupas de festa) estão aguardando os formando para entregar diversos presentes como flores, espumante, ursinho de pelúcia, todo com um cordão para que eles pendurem no pescoço. Os estudantes também trocam esses presentes entre eles, então os alunos mais populares têm mais coisas penduradas no pescoço.

Familiares aguardando

Criatividade: fotos no guarda-chuva

Pescoço cheio de trecos

Uma coisa que acho bem legal é que a família espera o filho com uma placa grande com uma foto, o ideal é que essa foto seja do filho pequeno em algum momento constrangedor.

Eles ficam lá tirando foto por mais ou menos meia hora e depois os estudantes partem para celebrar junto,s circulando em grandes caminhões ou carro antigos pela cidade, com música alta e muita bebida.



Não resisto.. fiz um fika!!

A noite eles se encontram para mais uma festa fechada e é lógico que depois de beber tanto o dia todo, rola de tudo nessa festa e como aqui é uma cidade pequena, no dia seguinte estão todos comentando sobre os babados =)

Acompanhem mais pelo Snapchat e Instagram: prialbuque

Nenhum comentário:

Postar um comentário