domingo, 21 de fevereiro de 2016

Não é terça-feira de carnaval é Fettisdagen!!!

Enquanto que no Brasil aproveitamos o ultimo dia que antecede o período de "Quaresma" para celebrar, dançar e beber no melhor que o Carnaval pode oferecer, aqui nos países nórdicos eles aproveitam esse dia para se despedirem das guloseimas com o famoso Fettisdagen.

A minha sogra (no melhor estilo ela adora contar sobre as coisas e eu adoro perguntar) me explicou um pouquinho sobre essa história, a tradição começou a mais de 500 anos atrás, onde as pessoas se despediam das guloseimas antes de entrar no período de quaresma, onde faziam jejum das deliciosas comidas gordas. Esse dia foi denominado como Fettisdagen, onde a tradução é terça-feira gorda.

E aí somos surpreendidos novamente, uma tradição católica que se mantem até hoje, não que as pessoas se preparem para o jejum, mas na "terça-feira de carnaval" é comum celebrar o  Fettisdagen comendo Semla.

Normalmente esse pão doce, que para mim lembra um pouco o nosso Sonho brasileiro, é vendido no mês de fevereiro, em grandes cidades com o volume maior de turista é possível encontrar o ano todo.

Esse é o meu segundo Fettisdagen na Suécia e esse ano pude degustar Semla com nutella e Semla com massa folhada, mas soube que existem outras variações do pão doce.

Aqui alguns links com mais informações:
http://umacaipiranasuecia.com/2013/02/13/fettisdagen-e-alimentacao/

https://mundodamari.wordpress.com/2011/02/19/semla/

http://diariodeumateimosa.com/2013/02/05/semla-fazendo-o-seu-dia-mais-gordinho/

E aqui o meu registro de hoje celebrando Fettisdagen na melhor companhia: semla e chocolate quente com creme!


Sigam no Instagram e Snapchat: Prialbuque

5 comentários:

  1. Huuuuuum
    Semla parece muito bom.
    Combina com a terça de carnaval no Brasil.
    Comer Semla e depois gastar as 500 calorias pulando carnaval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma delícia!! Acho que precisa queimar mais que 500 calorias haha juro comi muito nesse dia!!! hahaha

      Excluir
  2. Mas, quando estamos na chuva é pra se molhar. Ou melhor qdo estamos em um local diferentes do nosso, temos que abraçar a cultura local. Abrir a cabeça e abraçar o que surge. O importante é se envolver na sociedade local, e não se isolar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certíssima!!! E é isso que tenho feito =) entre micos e diversão hahaha

      Excluir