terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Välkommen till Sveriges (Bem-vinda a Suécia)

Hoje vou contar um pouquinho sobre os meus primeiros passos depois de chegar aqui na Suécia!!

Vim para cá com um visto do tipo "Sambo" por conta do meu namorado sueco. Depois de três anos de namoro e muitas histórias para contar (tem algumas que valem outro post no futuro), decidimos começar nossa vida juntos aqui na Suécia, depois de uma tentativa não bem sucedida no Brasil =/

Indico uma página que explica um pouco sobre o visto de sambo para quem precisar, qualquer dia posso contar um pouco da minha experiência neste processo ou quase uma novela mexicana!!!

Depois que tive a minha resposta de aprovação do visto via e-mail fui ao Consulado da Suécia em São paulo e retirei uma carta que explicava em inglês sobre as condições do meu visto, algumas coisas em sueco que não sei sobre o que se tratavam e a orientação de agendar um horário no Migrationsverket para coletar foto, digital e assinatura para o meu cartão de migração.

Agendei meu horário do Brasil mesmo pelo site, como chegaria por Estocolmo achei mais fácil já fazer tudo por lá antes de chegar no meu destino final em Orsa.

Os meus últimos dias em São Paulo foram bem corridos entre despedida da família/ amigos e muito trabalho, encerrei minha atividades no trabalho dois dias antes da viagem (Kaizen implantado com sucesso!!!), viajei para a Suécia no dia 11/11/2015. E um detalhe interessante é que eu só tinha a passagem de ida e fui questionada no momento do checkin, então tive que apresentar a tal da carta que retirei no Consulado.

No dia 13/11 estava Migrationsverket em Solna no horário agendado, aguardei por 5 minutos até ser chamada para uma cabine, como estava com o meu namorado foi bem fácil, ele explicou tudo em sueco, eu apresentei os documentos (inclusive a tal da carta) e fiz os procedimentos necessários.

Finalmente juntos!!

Estocolmo

Em uma semana o cartão chegou na minha casa, apesar de não ser considerado um ID (RG/ CPF) preciso apresentar este cartão em vários lugares e obrigatoriamente para entrada e saída do país, pois lá consta meu dados e a validade da minha permissão para viver aqui (2 anos).

No dia seguinte fui até o Skatteverket  para solicitar o meu Personnummer (número oficial tipo CPF), minha sogra me acompanhou desta vez, fomos na unidade na cidade de Mora e lógico só tinha a gente lá, ela falou tudo em sueco eu só apresentei os documentos, a tal da carta e preenchi um formulário, a informação era que receberia esse número em até 7 semanas na minha casa, o que me desanimou bastante, pois esse número é necessário para tudo aqui, mas para a minha surpresa em uma semana o número chegou em casa!!!

Relembrando quando o Chris me cobriu com a bandeira da Suécia
Achei válido para esse momento =)
Sigam no Instagram e Snapchat: prialbuque

5 comentários:

  1. Muito Top esse blog Pri, adorei...vou acompanhar sua trajetória, quem sabe vou aí te visitar!!! Beijaooo

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou.. ai acompanhando!! A ideia é essa encantar vocês com a paisagem e cultura, daí todo mundo vem me visitar hahaha bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Priscila. Vc tem whatsapp? Precisava de algumas informações sobre o visto de sambo. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Oi Priscila. Vc tem whatsapp? Precisava de algumas informações sobre o visto de sambo. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tatiane, pode me mandar por e-mail no prialbuque@gmail.com

      Excluir