sábado, 23 de janeiro de 2016

Sobre os estudos na Suécia

Com o  personnummer em mãos, partimos para ver sobre as aulas de sueco. O meu tipo de visto permite que eu faça aulas de sueco gratuitas através do sistema chamado SFI, isto é, eu tenho aulas na escola e o governo reembolsa uma quantia por isso.

A Suécia parte do principio que se eles me aceitaram aqui, eles tem responsabilidade na minha inclusão na sociedade e acho que um passo importante para isso é aprendendo o idioma local. É muito fácil viver aqui somente com o inglês, mas se você realmente quiser assistir aos programas famosos na TV ou interagir em uma roda de amigos, o sueco é imprescindível!

Então fomos ao Mora Gymnasium (escola onde tem as aulas do SFI) e agendamos um horário com a orientadora de estudos, eles informaram que eu poderia aproveitar esse horário para tirar todas as minhas dúvidas sobre estudos na Suécia.

Retornamos ao Mora Gymnasium e fomos atendidos no horário agendado, a orientadora falava inglês o que ajudou bastante, as vezes ela recorria ao Chris para ajudar com alguma palavra em sueco que ela esquecia.

Conversamos sobre as aulas de sueco, onde ela informou que as primeiras 7 semanas são cursadas na cidade de Mora, todos começam juntos, sem nenhum critério prévio de avaliação e na turma poderia ter desde de pessoas analfabetas (as vezes pelo fato de não conhecer o alfabeto romano e outros casos por nunca terem estudado) até pessoas com um grau elevado de estudo. Porém não é obrigatório cursar as 7 semanas, conforme o professor percebe os conhecimentos do aluno, ele libera para inciar o SFI e no meu caso poderei cursar as aulas do SFI na minha cidade em Orsa.

Sobre o SFI ela também explicou que possui 4 níveis (A, B, C e D), depois dessa fase inicial, eu posso fazer um teste e começar em um nível um pouco mais avançado.Quando finalizar o SFI posso fazer aulas de sueco em universidades também, aprimorando mais o idioma e tudo de forma gratuita. Outra coisa legal que ela falou é que nesse período posso receber uma ajuda do governo, até mesmo porque terei que usar ônibus e me deslocar entre cidades e, as aulas também são de dia o que dificulta ter um trabalho.

Fiquei super animada para começar as aulas, porém ela informou que devido ao grande volume de imigrantes no país (os exilados possuem prioridade para iniciar os estudos), terei que aguardar na fila de espera por 3 meses. Tem um mês e meio que estou aguardando, neste período estou estudando sueco em casa e tentando assistir TV, as vezes acho que entendo tudo, as vezes acho que não entendo nada =)

Outra coisa legal que ela contou é que eu terei todo o apoio do governo para validar minha Universidade aqui, desde tradução juramentada dos documentos até intermediar o processo com a universidade responsável. Ela indicou eu procurar o Arbetsförmedlingen para maiores informações.

4 comentários: