sexta-feira, 13 de maio de 2016

XSFI: sueco... O começo!!



Oie povo!!
Eu sei que estou sumida, mas prometo que vou tentar ser mais presente por aqui..

Aproveitando, vou falar um pouquinho sobre o principal motivo do meu sumiço, as aulas de sueco!!!

Em meados de fevereiro comecei as aulas do SFI (Svenska För Invandrade), isto é, sueco para estrangeiros.

Uma vez que você tem permissão para viver no país, você pode se inscrever para cursar o SFI, as aulas são subsidiadas pelo governo, então não é necessário pagar nada por isso.

Hoje vou contar sobre o XSFI, esse é um novo modelo que eles estão aplicando na região que eu moro (Dalarna), mas não sei se o modelo é valido para todo o país.

O objetivo do XSFI é ensinar o básico do sueco e analisar o perfil de cada um dos alunos, assim, depois de um mês o professor pode decidir qual o nível que esse aluno deve seguir nas turmas de SFI. Lembrando que o SFI é dividido em 4 turmas: A, B, C e D.

No XSFI você aprende o básico, como se apresentar e algumas palavras como parte do corpo humano, coisas de casa, comidas e por ai vai. Mas nessa etapa o foco ainda não é gramática.

Apesar de ser bem básico, achei legal para começar, como todo mundo era iniciante na turma a gente se divertia muito com os nossos erros e confusões com a língua.

Infelizmente só uma pessoa na minha turma falava inglês, então não consegui fazer muitos amigos. Algumas vezes até tentávamos uma palavras em sueco, mas a comunicação não fluía muito.

Para quem vai passar pelo XSFI recomendo se esforçar muito nesse período, fazer todas as lições de casa, levar dúvidas para as aulas e participar bastante quando o professor tentar interagir. Eu até aprendi a perguntar em sueco qual a palavra que eu não sabia, a professora adorava ver meu esforço para não usar inglês durante a aula.

Tudo isso me ajudou na avaliação feita pela professora, ela considerou que evoluí muito nesse período e que teria capacidade de estudar sozinha, então consegui pular para a turma C, mas ressaltando que teria que correr para alcançar meus colegas que já estavam nessa turma mais avançada!

Vou deixar aqui um resumo de como funciona a avaliação:


E algumas fotos da escola:

Fiz o XSFI no Mora Gynasium, essa é um escola para o Ensino médio
Sala de aula

Sala de aula charmosinha, tinha até cortina
Algumas aulas eram no laboratório



Nenhum comentário:

Postar um comentário