domingo, 28 de fevereiro de 2016

Aniversário da morte do Primeiro-ministro sueco

Antes de começar a viver o assunto Suécia eu não fazia ideia que o primeiro-ministro sueco tinha sido assassinado no meio de uma rua em Estocolmo. Esse é o tipo de manchete que choca a perfeita Suécia, que as vezes não é tão perfeita assim como podemos ver!

Estou aproveitando que hoje é aniversário da morte do primeiro-ministro para contar um pouco sobre esse fato, que não sei se é de conhecimento de todos. Para quem está na Suécia deve ter acompanhado alguma noticia ou documentário sobre o assunto, dado que a TV e os jornais só falaram sobre isso nesta ultima semana.

Sven Olof Joachim Palme fazia parte do partido Social-Democrata e exerceu a função de primeiro-ministro em dois períodos entre 1969 1976 e depois 1982 / 1986.

Ele foi assassinado em 28/02/1986 com um tiro na costas na rua Tunnelgatan, no centro de Estocolmo enquanto voltava caminhando do cinema e o assassino nunca foi identificado. Vale reforçar que políticos levam uma vida comum na Suécia sem grandes regalias, sempre escuto história de pessoas que encontraram políticos no supermercado ou em loja, sem seguranças para proteger ou qualquer coisa parecida, deixo um link complementar.

Eu aprendi bastante sobre essa história assistindo o filme sobre Palme, mais detalhes sobre o filme neste post, deixo esse outro link com informações adicionais,

Além de Palme, Anna Lindh do mesmo partido Social-Democrata foi assassinada em um luxuoso Shopping em Estocolmo na data de 11/09/2003, porém neste caso o assassino foi preso. Mijailo Mijailović sofria de problemas psicológicos (alguns dizem que ele era alcoólatra) e ele alegou que somente reconheceu a ministra do exterior e por isso decidiu assassina-la.

Sigam também no Instagram e Snapchat: Prialbuque

Nenhum comentário:

Postar um comentário